DEU NO JORNAL O GLOBO NITERÓI DE DOMINGO 07/03/2010,PAG 6-REPÓRTE LUIZ GUSTAVO SCHMITT.[Gustavo.schmitt@oglobo.com.br].
MATERNIDADE É TRANSFERIDA PARA O CPN.MEDIDA APROVADA PELO CONSLHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROVOCA CRÍTICAS
Aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde,a transferência das atividades da Maternidade Alzira Reis,em Charitas,para o Hospital Municipal Carlos Tortelly,no Bairro de Fátima,estar provocando protestos em Niterói. A Maternidade funciona num prédio cedido pela Associação dos Servidores Público do Estado do Rio de Janeiro[ASPERJ].que desde o ano passado,reivindica a devolução da área para atender seus associados.No fim do mês passado,o Conselho Municipal de Saúde aprovou a mudança ,que deverá ser realizada em outubro.A medida, no entanto,encontra resistências. De acordo com o Vereador Renatinho[PSOL],a aprovação da transferência pelo Conselho Municipal de Saúde foi precipitada,já que o Hospital Carlos Tortelly estar em reforma e não tem condições de receber as gestantes.
Segundo o Vereador Renatinho do [PSOL]A Maternidade Alzira Reis tem qualidade e não há razão para ser transferida para o Hospital Carlos Tortelly,onde o elevador estar quebrado há aproximadamente dois anos,o Hospital não tem condição de abrigar uma maternidade.Fora que ainda tem nove meses para que o contrato de locação com a ASPERJ TERMINE E SEJA REALIZADA A ENTREGA DO PRÉDIO.Não há motivo para apressar esta transferência.Afirma o Vereador.
Bem,como os senhores e senhoras podem ver,existe umas séries de equívocos por parte do Vereador Renatinho do [PSOL].Como Conselheiro gestor de Saúde em Niterói,participei da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde,onde o ponto de pauta,era a aprovação das obras que estão sendo realizadas no 3º andar do Hospital Carlos Tortelly [CPN],e o termino do contrato com o ASPERJ.
Como é de conhecimento dos Conselheiros Municipais de Saúde , moradores,legisladores,gestores públicos e outros.que existe um contrato de comodato com o ASPERJ,e que infelizmente acabou.A instituição legalmente juridicamente,solicita a entrega do seu imóvel,para atendimento de seus associados.
Quanto o Vereador Renatinho do PSOL,afirma que ainda faltam nove meses,é preciso levar em conta,que o Conselho de Saúde,bem como o seu gestor,não pode esperar que o prazo se esgote,para tomar providências em relação ao destino da Maternidade Alzira Reis.Uma outra quetão que tem que ser observada é que o Conselho Municipal de Saúde ,justamente com o Secretário Municipal de Saúde Alkamir Issa, vem discutindo e elaborando estratégias,que venham atender em caráter de emergência,a instalação da Maternidade Alzira Reis no 3º andar do Hospital Carlos Tortelly. Para que seja instalado a Maternidade no 3º andar do CPN],várias providências estão sendo tomadas.Dentre as quais existe um projeto arquitetônico feito pela arquiteta da Fundação Municipal de Saúde ,doutora Arriety,que vem sendo discutido com os gestores da Saúde,bem como com os Conselheiros Municipais de Saúde e outros.Várias visitas foram feita para aprovação
e acompanhamento do projeto arquitetônico.No projeto é possível verificar a existência de 2 elevadores em condição de uso,27 leitos,sala de espera e outros.Agora é importante ficar claro,que no projeto existe a possibilidade de num futuro próximo,digo metas de médio e longo prazo,fazer obras que atenda as demandas que vierem a existirem.Uma outra questão que foi observada pelo Conselho Municipal de Saúde é que existem prazos e editais a serem cumpridos,e que tem seus tempos determinados de acordo com as legislações vigentes. E quanto as instalações da Maternidade no Hospital Carlos Tortelly ,será construída dentro dos parâmetros e recomendações do Ministério da Saúde.
Este não é o momento de se fazer polêmica,estamos com um problema real em Niterói,para ser resolvido no prazo curto,que é construir uma Maternidade para atender as gestantes de Niterói. Se continuássemos levando esta discussão para a eternidade ,sem que ações concretas fossem feitas,os prazos se esgotariam,eu pergunto,aonde levaríamos as mulheres para terem seus filhos ?.Esta maternidade não é o ideal,o ideal seria um Centro de Atendimento as mulheres,com UTIs NÉO NATAL,mas no momento o que é possível é a construção e reforma no 3º andar do Hospital Carlos Tornelly ,respeitando as recomendações do Ministério da Saúde. Aconselho o Vereador Renatinho do [PSOL],DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES PARTICIPAR DAS REUNIÕES DO Conselho Municipal de Saúde de Niterói,no caso de impossibilidade ,mandar representante.
Como Legislador,tem a prerrogativa de solicitar aos órgão público os documentos,que achar conveniente a sua demanda. O controle social é feito pela sociedade civil organizada, e geralmente os Conselhos tem esta representatividade.
Maiores informações,procure a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói,Conselho Municipal de Saúde de Niterói,onde todas as informações inerentes a Maternidade Alzira Reis,estarão disponíveis.
SEBASTIÃO DA SILVA [TIÃO CIDADÃO ]
CONSELHEIRO GESTOR DE SAÚDE/NITERÓI
FONE: 3603-0216
Não me preocupa mais,o grito dos maus,
dos corruptos,dos sem ética,nem o silêncio dos bons.
O que me preocupa é o extermínio,o abandono das crianças,
dos adolescentes nesta país.
Tião Cidadão. fone: [21]98878408.novo fone.
http://tiaocidadaoniteroi.ning.com/
http://twitter.com/tiaocidadao
http://tiaocidadaoniteroi.blogspot.com
http://tiaocidadao.facebook.com
ORKUT TIÃO CIDÃDÃO.
GOOGLE TIAOCIDADAONITEROI
O CONTROLE SOCIAL É FEITO PELA SOCIE3DADE CIVIL ORGANIZADA,E SOMENTE COM AS GESTÕES COMPARTILHADAS E QUE ESTE CONTROLE SE EFETIVARÁ.
ResponderExcluirTIÃO CIDADÃO